Tag Archives: úlcera neutropénica

Relatamos um caso de ulceração neutropênica em uma mulher 42-year-year que recebe azatioprina para o pénfigo vulgar. Ela desenvolveu múltiplas úlceras indolentes envolvendo o nariz, pescoço e costas, após aproximadamente 6-8 semanas após o início da azatioprina 50 mg diariamente. As úlceras eram grandes, desfigurantes, secas e com mata necrótica basal. Eles eram indolores e não descarregavam pus. A contagem absoluta de neutrófilos foi severamente deprimida inicialmente, mas normalizada após a retirada da azatioprina. A cultura de suculta revelou colonização com Klebsiella pneumoniae e úlceras curadas com desbridamento local, tratamento com imipenem e aplicação tópica de mupirocina. No entanto, a desfiguração nasal persistiu. A ulceração neutropênica é conhecida por estar associada à terapia com azatioprina, mas relatamos este caso devido à apresentação incomum - úlceras cutâneas indolentes. O reconhecimento precoce do problema e a retirada de drogas podem prevenir complicações como a desfiguração.

A neutropenia é caracterizada por um número anormalmente baixo de neutrófilos no sangue. Os neutrófilos normalmente incluem 45-75% de glóbulos brancos circulantes e a neutropenia é diagnosticada quando a contagem absoluta de neutrófilos cai para <1500 / μL. O desenvolvimento lento de neutropenia muitas vezes não é detectado e geralmente é descoberto quando o paciente desenvolve sepsis ou infecções localizadas.

Existem muitas causas de neutropenia, e os imunossupressores são uma causa iatrogênica comum. A azatioprina é um fármaco imunossupressor que está sendo usado por quase 50 anos agora em transplante de órgãos e em doenças com suspeita de etiologia auto-imune. Os dermatologistas usam azatioprina como agente esparcedente de esteróides em várias dermatoses, como psoríase, doenças imunobulentas, fotodermatoses e distúrbios eczematosos. [1] A droga tem sido usada em distúrbios auto-imunes ulcerativos, como doença de Crohn e pioderma gangrenoso. Por outro lado, também tem sido implicado como causa da ulceração associada à neutropenia. [2] A maioria dos relatos de ulceração neutropênica documenta o envolvimento da mucosa bucal e da cavidade oral. Relatamos um caso de múltiplas úlceras cutâneas graves associadas ao uso prolongado de azatioprina em um paciente com pênfigo vulgar.

Artigo completo disponível em: http://www.ijp-online.com/article.asp?issn=0253-7613;year=2012;volume=44;issue=5;spage=646;epage=648;aulast=Laha